sábado, 1 de novembro de 2014

Laboratório de Informática: tecnologia a serviço da aprendizagem

     Vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática é uma das peças principais. Toda a evolução tecnológica é fruto do conhecimento humano, da sua genialidade, para facilitar nossa vida. Jamais podemos permitir que seja para nos "comandar, pensar por nós ou nos tornar reféns," pois a tecnologia apenas amplia nosso campo de ação, não esquecendo que "nós estamos no comando". 
    Os recursos atuais da tecnologia trazem novas formas de ler, de escrever, de criar, de produzir, complementando e redimensionando nosso pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito, não devendo este ser descartado, pois cada qual mobiliza diferentes e importantes habilidades de pensamento.
    Na escola, no laboratório de informática, procura-se utilizar esta fantástica tecnologia a serviço da aprendizagem, quando o aluno a utiliza como ferramenta de apoio no processo de reflexão e de construção do conhecimento, como estratégia cognitiva de aprendizagem, contribuindo para o sucesso escolar.

                                                                                                Maria Marcon Siqueira
                                                                                                Simone Marisa Aguiar Ayala

Sem comentários: