terça-feira, 29 de junho de 2010

Educação Nutricional

As acadêmicas Jéssica Pivotto e Aline Comin, do Curso de Nutrição da UPF, realizaram, nos meses de maio e junho, um importante trabalho em benefício da comunidade escolar, o qual teve início com uma avaliação, diagnosticando o perfil nutricional dos educandos do Ensino Fundamental da nossa escola. Através dessa, foram montados programas visando promover uma alimentação mais saudável. Além de questões teóricas, conceitos de macro e micronutrientes, os educandos da 7ª série tiveram a oportunidade de preparar e saborear um bolo com os ingredientes estudados. No 5º ano, na aula de Educação Física, realizaram uma atividade lúdica, que destacava os benefícios das frutas na alimentação. Já os educandos do 4º ano participaram de uma atividade com intuito de conscientizá-los para a importância de ter bons hábitos alimentares desde a infância e no 1º ano as crianças dramatizaram uma música, com máscaras caracterizadas, destacando as propriedades dos legumes e das verduras. No turno da manhã também foi distribuído um folder contendo os 10 passos para uma alimentação saudável, recomendados pelo Ministério da Saúde. Agradecemos às acadêmicas pela dedicação e pela valiosa contribuição no processo de ensino-aprendizagem.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Projeto de Formação Continuada

Contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, através do aprimoramento do conhecimento e práticas educativas, contamos com a assessoria de profissionais de diferentes áreas, que estão possibilitando a reflexão e o aprofundamento teórico na formação permanente dos profissionais da educação atuantes na escola, numa perspectiva qualificada e inovadora. Os encontros iniciaram em março e se estenderão até novembro, já foram abordados os seguintes assuntos com respectivos ministrantes: Herança para os filhos - Davi Boaretto da Silva; Alfabetização e Letramento - Beatriz Teresinha Gomes/SME e Tânia Aider Scarton Fornari/SME; Conjuntura social: nacional e internacional - Israel Kujawa/IMED; Motivação e autoestima do professor - Tatiana Both/IMED. Está previsto para 24/06 o tema Avaliação: critérios e pré-requisitos com Giovana Mattei/IMED. A proposta de atividades busca incentivar os professores a sistematizar a sua própria prática e a ela retornar levantando hipóteses que permitam a construção de novos olhares sobre os saberes por eles ministrados.

Festa Junina Animada

Mais uma vez, a festa junina da Escola foi um sucesso. Para isso, contamos com o apoio da comunidade passofundense na doação de brindes que enriqueceram a pescaria, a rifa, a boca do caipira, a feira de roupas usadas, além de ingredientes para preparação de alimentos característicos. A festa teve a animação dos tradicionais casamento caipira, quadrilha e correio sentimental. Houve o envolvimento dos professores, funcionários, alunos e pais, garantindo a alegria e a arrecadadação de fundos que possibilitarão benfeitorias na escola.